Marsilac




Bem-vindo ao distrito Marsilac

Este distrito situado na Zona Sul abrange os bairros de:

  • Clube Campestre de São Paulo
  • Engenheiro Marsilac
  • Jardim dos Eucaliptos
  • Sítio Canela Branca

Historia: Distrito Marsilac

É um distrito localizado no extremo sul do município paulista de São Paulo, pertencente à subprefeitura de Parelheiros. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro José Alfredo Marsilac, que desenvolveu diversas técnicas para a construção de estradas e túneis mesmo tendo perdido um total de 99% de sua visão por ter sido atingido por uma bomba na revolução de 1932.

O bairro não possui internet, quando os moradores precisam usar a internet, eles necessitam se dirigir até a base da policia militar ou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito. O bairro ainda sofre com a falta de linhas telefônicas, quando precisam fazer uma ligação, vão até o campinho, onde é considerado o local mais alto do bairro.

A formação do distrito se deve especialmente à construção do Ramal Mairinque Santos da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurado em 1935. Havia três estações no distrito: a Rio de Campos, a Evangelista de Souza e a Engenheiro Marsilac. Esta última estação tinha o nome de Embura durante a sua construção, mas foi inaugurada em 1934 já com o nome de Engenheiro Marsilac, que viria a dar nome ao bairro do entorno e posteriormente ao próprio distrito, em homenagem a um dos engenheiros projetistas do ramal da ferrovia, José Alfredo Marsilac.

Até o ano de 1935 a região pertencia ao município de Santo Amaro, que foi anexado a São Paulo. A parte mais ao sudeste do distrito, o bairro de Evangelista de Souza, marcado pela Serra do Mar, pela Ferrovia Mairinque Santos e pelo Rio Capivari, pertenceu até 1944 ao Município de São Vicente, sendo então transferido para o Distrito de Parelheiros, e passando a pertencer também à Capital paulista.

Fonte: Wikipédia

Site Fonte: SPBAIRROS
Veja Mais: Todos os bairros da Zona Sul de São Paulo

Marsilac

Fonte da Imagem: Bikes Zona Sul