Esta avenida foidenominada através dos Decretos nºs: 13.464 de 24/08/1976 e 19.298 de 29/11/1983. Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em Diamantina, Minas Gerais, em 12 de setembro de 1902. Seu pai era caixeiro-viajante e chamava-se João César de Oliveira e sua mãe chamava-se Julia Kubitscheck e era professora primária.

Estudou o curso primário e o secundário em sua terra natal sob a direção dos padres lazaristas. Cursou e diplomou-se em Medicina em Belo Horizonte, custeando seus próprios estudos com os vencimentos do cargo que conquistou em concurso público em 1921, telegrafista. Em Paris frequentou o curso de cirurgia do professor Maurice Chevassu e em Berlim estagiou no Hospital Charité.

Foi convidado por Benedito Valadares, intervetor em Minas Gerais, para chefiar seu gabiente. Foi eleito deputado federal com o mandato até 1937. Protestou contra a ditadura de Vargas e voltou para a sua clínica em Belo Horizonte e o lugar de médico da Força pública.

Em 1940 era nomeado prefeito de Belo Horizonte. Em Pampulha, com o auxílio de Oscar Niemeyer, no início de sua carreira, realizou uma série de obras que o tornaram famoso: Cassino, Iate Clube, Casa do Baile e a Igreja de São Francisco, esta com murais de Portinari.

Fundou a Escola de Belas Artes. Em 1946 voltou a política e como deputado federal exerceu o seu mandato até 1950. Em 1950 era eleito governador de seu Estado, vencendo o candidato da UDN, Gabriel de Rezende Passos. No Governo de Minas Gerais criou as centrais elétricas de Minas Gerais – CEMIG, e numerosas outras autarquias e empresas estatais.

Na disputa para o cargo de Presidente da República derrotou Ademar de Barros do PSD, e Juarez Tavora da UDN, apoiando-se na coligação PSD-PTD. Em 1960 inaugurou Brasília. Durante o seu governo criou o Conselho de desenvolvimento, que contava com os trabalhos de Lucas Lopes e de um grupo de Economistas, entre os quais Roberto Campos.

As metas de seu governo eram: energia, transporte, indústria automobilística, naval e incentivo a exportação de minérios. Com o auxílio de Augusto Frederico Schmidt lançou a Operação Pan-Americana – OPA, que veio a ser a precursora da Aliança para o Progresso, de iniciativa de John Kennedy.

Tendo em vista um segundo mandato fez-se senador por Goiás, mas com a Revolução de 1964, e por solicitação do general Arthur da Costa e Silva, ministro da Guerra, o Presidente revolucionário Castelo Branco cassou seus direitos políticos por 10 anos. Faleceu em 21 de agosto de 1976.

Fonte: Arquivo Histórico de São Paulo