Antonio Pereira Rebouças Filho, nasceu na cidade de cachoeira – Bahia, em 13 de junho de 1839. Pela antiga Escola Militar, recebeu o grau de Bacharel em ciências físicas e matemáticas e carta de Engenheiro militar. Em 1858, seguiu para a europa com a finalidade de especializar-se em construção de estradas de ferro e portos marítimos.

Regressando ao Brasil, trabalhou em diversos projetos. Foi o responsável pela construção da Estrada de ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da Estrada de Ferro Curitiba a Paranaguá, a rodovia Antonina – Curitiba, conhecida como estrada da Graciosa. Merece destaque pela citada ferrovia Curitiba-Paranaguá, pois, por muito tempo esta estrada ficou famosa pelas soluções encontradas por Rebouças para que ela transpusessem a Serra do Mar.

Antonio Pereira Rebouças era irmão de André rebouças, que também foi engenheiro, e que teve intensa participação na abolição dos escravos. Eram filhos de Antonio Pereira Rebouças, político e jornalista. Faleceu em São Paulo, no dia 24 de maio de 1874.

Fonte: Arquivo Histórico de São Paulo