Jardim Botânico
A origem do Jardim Botânico foi fruto da paixão do naturalista Frederico Carlos Hoehne, em 1928, quando iniciou o Orquidário do Estado, na Água Funda. Hoje, são 143 hectares abrigando várias espécies vegetais.
Em seu interior foram construídas duas estufas – que se tornaram a marca do Jardim Botânico -, uma abriga plantas típicas da mata atlântica, enquanto a outra é destinada a exposições temporárias.
O Instituto de Botânica dispõe de uma biblioteca com cerca de 6.400 livros, inúmeras obras do século passado e um acervo botânico sem igual no Estado de São Paulo.
No Museu Botânico encontram-se inúmeras amostras de plantas da flora brasileira, uma coleção de produtos extraídos de plantas, fibras, óleos, madeiras, sementes e também quadros e fotos representativos dos diversos ecossistemas do Estado.
No conjunto arquitetônico cultural do Jardim Botânico destacam-se, além do Museu, o Jardim de Lineu, inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia, as estufas históricas, o portão histórico de 1894, e o marco das nascentes do riacho Ipiranga.
End.: Av. Miguel Stéfano, 3031/3687 | Água Funda – Zona Sul – São Paulo
Telefones: (11) 5073-6300, ramal 225
E-mail: faleconosco@ibot.sp.gov.br
Site: http://www.ibot.sp.gov.br
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h30)
Preço: R$ Consultar
Crianças até 04 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais são isentos.
Alimentação:
Restaurante e Lanchonete
A lanchonete funciona todos os dias, das 9 às 17h.
O restaurante funciona de segunda a sexta-feira para almoço, das 12 às 14h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 15h30. O buffet servido é cobrado por quilo.
O serviço de buffet também pode ser contratado para aniversários, casamentos e confraternizações em geral.
Distrito: Cursino